BrasilEspírito Santo

Petrobras poderia reverter venda do Polo Norte Capixaba, diz empregada

Avaliação é da representante dos empregados da petroleira

A representante dos empregados da Petrobras no Conselho de Administração da empresa, Rosangela Buzanelli, disse nesta sexta-feira (14), em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, que haveria condições de suspender a venda do Polo Norte Capixaba, anunciada pela empresa nessa quinta-feira (13).  

Rosangela Buzanelli defende que o Conselho da empresa deveria avaliar se compensaria arcar com as consequências de quebra de contrato de venda de um ativo estratégico. A representante dos empregados da estatal alerta que o governo federal tem responsabilidade na demora de mudar os seus representantes no conselho da Petrobras, que continua com os indicados do governo anterior.  

Para Rosangela Buzanelli, é necessário reverter os processos que levaram a privatização de unidades para reconstrução da empresa pública. 

Nessa quinta-feira (13), a Petrobras anunciou que foi concluído o processo de transferência de 100% das concessões dos campos de produção terrestres no Espírito Santo para a empresa Seacrest Petróleo, que tem sede nas ilhas de Bermudas, no Caribe. 

Segundo a estatal, a operação gerou o pagamento a vista de 426 milhões de dólares. O polo representa 3,3% da  produção da Petrobras no Espírito Santo, com mais de 4 mil barris de óleo por dia e 21 mil metros cúbicos de gás natural.  

Em março, o Ministério de Minas e Energia solicitou que a Petrobras suspendesse o processo de venda de unidades por 90 dias até a reavaliação da política energética nacional. 

Segundo a Petrobras, até o momento, a empresa não encontrou fundamentos para suspensão dos contratos de venda já assinados.

 

Crédito: EBC

Edson Araújo

Edson Araújo é jornalista DRT/ME - 006887/BA e desempenha a função de redator colaborador/correspondente do estado da Bahia para o Portal Notícias do Vale. Trabalha como Assessor de Comunicação, sendo redator e repórter. É comentarista e repórter do Programa Fala Povão e âncora do Jornal do Meio Dia, ambos transmitidos pela radiodifusora Tropical FM 93,1 que pertence ao grupo Rede Sul Bahia de Comunicação. Cursa História pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. É membro de dois centros de pesquisa, o Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural e da Temática Indígena - CEPITI vinculado à UNEB e o Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento – NETIR vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. Educador e jornalista apaixonado pelo poder de transformar vidas e a nossa sociedade através da educação e comunicação. Atualmente ministra aulas de Ciências, Geografia e História na educação básica na rede pública de ensino, sempre acreditando no poder transformador que o aprendizado proporciona. Pautando sempre o protagonismo do estudante onde trabalha à liberdade e a empatia, acreditando em um ensino de qualidade que formam indivíduos conscientes, capazes de ler o mundo e transformá-lo. Em uma sociedade tão dinâmica, em que a todo momento surgem novidades e novas demandas, a educação e a comunicação se faz fundamental para o desenvolvimento humano, já que diz respeito ao ato de formar cidadãos preparados para viver e acompanhar essas mudanças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo