Operação mira grupo criminoso envolvido com tráfico em Nanuque
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (1/3/2023), a operação visando ao cumprimento de 39 medidas cautelares expedidas judicialmente, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, em Nanuque, região do Mucuri.
Na ocasião, dez pessoas foram presas e um adolescente, apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Entre os presos, quatro foram detidos em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo um deles também autuado por posse ilegal de arma de fogo e munições. Três mandados de prisão foram cumpridos contra investigados que já estavam no sistema prisional.
No curso dos trabalhos, os policiais também arrecadaram um revólver calibre 38, 15 munições de mesmo calibre, 17 buchas de maconha, três pedras de crack e outros três papelotes de cocaína, um caderno de anotações, dois rádios comunicadores, balança de precisão e dois dichavadores.
A operação denominada Mutilus contou com o efetivo de 80 policiais civis e militares, em 22 vinte viaturas, além da equipe do Canil da PCMG.
Investigação
Por meio de investigações, a equipe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Nanuque identificou a atuação de uma organização criminosa na região, com fundação historicamente ligada ao estado do Rio de Janeiro e extensão de domínio para outros estados da federação. Com foco em crimes de tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo, trata-se de um grupo que usa de extrema violência para conquistar territórios propícios à venda dos entorpecentes.
Mutilus
O termo Mutilus, que em latim significa mutilar, faz uma referência à intervenção qualificada da PCMG com o objetivo de eliminar o braço operacional da organização criminosa na região de Nanuque.