PROJETO GUARDIÕES DA CIDADANIA É INAUGURADO EM NANUQUE PARA APROXIMAR A JUVENTUDE DA POLÍCIA MILITAR
Iniciativa conta com treinos de futebol e palestras sobre cidadania e sucesso para alunos de escolas públicas.
A Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a prefeitura municipal de Nanuque e a secretaria municipal de educação, inaugurou o projeto social “Guardiões da Cidadania”, que tem como objetivo aproximar as forças de segurança da juventude da cidade. Cerca de 45 alunos da rede pública de ensino básico foram selecionados para participar do projeto, que consiste em treinos de futebol aos sábados pela manhã, seguido por palestras e ensinamentos militares voltados para a cidadania.
De acordo com o comandante da unidade especializada GEPAR da 24ª Cia de PM, Tenente Luiz Otávio, o projeto teve início após um diagnóstico da inteligência da PM que identificou o principal crime de Nanuque como o de homicídio, cometido na maioria das vezes por jovens com idades entre 15 e 18 anos. Além do futebol, o projeto conta com a rede de bate papo, onde os adolescentes terão contato com autoridades, empresários bem-sucedidos e terão a oportunidade de ouvir suas histórias de vida e conselhos, além de aprender valores como respeito, cidadania e ética.
O prefeito Gilson Coleta destacou que o projeto teve início em três escolas municipais e estaduais de Nanuque e espera que tenha grande sucesso para que possa ser expandido para mais escolas da cidade. Já a secretária de educação, Mônica Caldas, ressaltou a importância do projeto e a relevância da educação para a sociedade.
O secretário de esportes de Nanuque, Fernando Marinho, agradeceu a liberdade oferecida pelo prefeito para apoiar eventos esportivos na cidade e manifestou gratidão pela iniciativa da polícia militar em benefício dos jovens e crianças do município. O Promotor de Justiça da comarca de Nanuque, Dr. Ederson, também parabenizou a PM pelo projeto, enfatizando sua importância.
O projeto “Guardiões da Cidadania” é uma iniciativa que visa a promoção da cidadania e o fortalecimento dos laços entre a juventude e as forças de segurança da cidade de Nanuque. Com o envolvimento de diversas autoridades e setores da sociedade, espera-se que o projeto possa contribuir para a redução dos índices de violência e a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.