Serra dos Aimorés MGVale do JequitinhonhaVale do Mucuri

O Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro e o Presidente da Câmara Cuca marcaram presença no lançamento da pedra fundamental da reconstrução da Estrada de ferro Bahia-Minas em Caravelas.

Várias autoridades políticas de diversas cidades mineiras e baianas estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental para a reconstrução da Estrada de Ferro Bahia-Minas em Caravelas, dentre as quais o prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro e o Presidente da Câmara Cuca.

Aconteceu nesse domingo, 30/04, em Caravelas,  Extremo Sul da Bahia, o lançamento da pedra fundamental da reconstrução da Estrada de Ferro Bahia-Minas (EFBM), que sobre trilhos, foi a locomotiva do desenvolvimento da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri nos idos anos 40 e 50 do século XX.

A EFBM começava em Alfredo Graça, distrito de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha e tinha o ponto final em Ponta de Areia no município baiano de Caravelas.

Quando o trem passava em Serra dos Aimorés a estação (Artur Castilho) era conhecida como KM 158, certamente era a distância que restava para se chegar ao destino final, Ponta de Areia, que ligava Minas ao porto, ao mar.

O sonho de retomar com a ferrovia está começando com a assinatura do termo de concessão do Governo Federal para a MTC (Multimodal Caravelas S.A), que será a empresa responsável pela reconstrução dos trilhos e da ferrovia, tendo como meta manter o trajeto original.

Matheus L. S. Coleta

Matheus L. S. Coleta Jornalista, educador, autor e cofundador do Notícias do Vale. Sua formação singular une Ciências Exatas (Física e Matemática) e Letras (Português e Inglês), conferindo-lhe uma abordagem analítica e precisa da comunicação. É autor do livro "DESVENDANDO O JORNALISMO: Um Guia de Ética, Técnica e Propósito na Era da Desinformação", um marco em seu trabalho dedicado ao fortalecimento do jornalismo ético. Com experiência em rádio e TV, hoje lidera o Notícias do Vale com foco no combate à desinformação e na produção de conteúdo de alta relevância para a comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo