Encontro das Polícias Civil e Militar com os poderes executivo e legislativo de Serra dos Aimorés para discutir segurança pública nas escolas.
O encontro aconteceu na manhã dessa quarta-feira 03/05 na Sede da Câmara Municipal de Serra dos Aimorés.
O Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, Lucas Pereira Scaramussa, falou para Diretores e Educadores das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, sobre segurança pública nas escolas e o papel de cada um nesse processo educacional e pedagógico nos novos tempos da era digital.
Dr. Lucas enfatizou que cerca de 20 a 30 anos atrás era impensada essa questão de invasão de escolas e o cometimento de crimes no ambiente escolar. Todavia, com a chegada da Era Digital, o mundo passou a viver conectado, na chamada aldeia global.
Todos passaram a conviver dentro de um ambiente virtual e distantes uns dos outros, mesmo estando próximos. Não existe mais discussões familiares, nem controle dos pais com os filhos.
O prefeito Iran Cordeiro, que temendo um mal esparrando nas redes sociais, sobre invasões nas escolas no dia 20 de abril, colocou guardas nas escolas municipais. Iran explicou, que mesmo sendo Fake News, preferiu agir com cautela e prevenção.
Os profissionais da Educação puderam expor suas demandas e cobrar dos poderes legalmente constituídos ações efetivas para coibir práticas de crimes dentro das escolas.
Dentre as ações governamentais, pode-se destacar a necessidade de se ter uma psicóloga para assistir a comunidade escolar, envolvida em todo o processo de formação do aluno.
Vale ressaltar, que forças de segurança têm agido e energicamente para coibir práticas delituosas dentro das escolas e nas imediações.
O Delegado Lucas alerta que a educação começa em casa. São os pais responsáveis pela formação dos seus filhos. Os pais ensinam os filhos a se comportarem, a terem respeito, a serem corteses.
A Escola ensina conteúdos de português, matemática, história, geografia, dentre outras matérias de igual relevância.
Uma sugestão feita pelo Chefe de Gabinete do Municipal, Djalma Santos, é que o encontro não se limite apenas à teoria, mas que seja colocado em prática, envolvendo todos os interessados nesse processo de formação do aluno e cidadão.
Nesse diapasão, é preciso que sejam sistemáticos os encontros e que sejam inseridos os pais nesse nível, onde se ensina e se aprende a viver em comunidade na Era Digital, sem perder a essência da vida.