Presidente da Câmara vereador Frank Garcia e vereadores de Nanuque apoiam projeto de construção da Ferrovia Bahia-Minas
Investimento de mais R$12 bilhões deve impulsionar desenvolvimento econômico da região e reduzir custos de transporte
No último domingo (30/04), os vereadores da cidade de Nanuque – MG, Frank Albert Garcia (presidente da Câmara), Lot Ignacio de Souza Júnior (secretário da Câmara, conhecido como “Lozim”) e Joselicio Santos Medina (vulgo “Zezinho”), estiveram presentes no lançamento do Projeto Logístico (Ferrovia Bahia-Minas), em Caravelas/BA. O prefeito do município de Nanuque, Gilson Coleta, também participou do evento.
A ferrovia, que terá cerca de 500 quilômetros de extensão, incluindo trechos que serão reativados após 57 anos de interrupção, deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A antiga linha férrea conhecida como Baiminas foi responsável pela formação de municípios ao redor das estações construídas na época e contribuiu para o crescimento econômico da região.
A construção da Ferrovia Bahia-Minas será comandada pela empresa MTC – Multimodal Caravelas, por 98 anos, segundo deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União em 7 de abril deste ano. Estão previstos investimentos de mais de R$12 bilhões para a construção da ferrovia, que deverá levar cerca de dois anos para ficar pronta.
O diretor da MTC, Fernando Cabral, informou que a celebração do contrato de adesão é o ponto de partida para o início da construção da ferrovia. Ele destacou que a empresa após assinatura do contrato com o Ministério de Infraestrutura Brasileira de Transportes já poderá iniciar os projetos de engenharia e licenciamento ambiental.
A ferrovia terá ramais para acesso à Teixeira de Freitas/BA (32,35 km) e à fábrica da Suzano, em Itabatã, distrito de Mucuri/BA (16,5 km). Depois de pronta, a ferrovia poderá beneficiar cidades e distritos como Teixeira de Freitas, Caravelas, Itabatã, Argolo e Posto da Mata na Bahia, e Araçuaí, Novo Cruzeiro, Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Nanuque e Serra dos Aimorés em Minas Gerais.
A construção da ferrovia é importante para reduzir os custos de transporte de produtos e aliviar a sobrecarga do sistema rodoviário. Produtos como eucalipto, minério de ferro, celulose, grãos e álcool, produzidos ao longo do percurso, poderão ser transportados pela ferrovia. O prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, e a câmara de vereadores estão apoiando e contribuindo para que a empresa consiga com agilidade as licenças ambientais necessárias para a construção da ferrovia.