Bahia

Jogos indígenas Pataxó 2023 serão realizados em Santa Cruz Cabrália

Na semana de comemoração ao dia dos povos indígenas, acontecerá os Jogos Indígenas Pataxós, entre os dias 17 e 20 de abril, na Aldeia Pataxó Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, sul do estado. O evento deste ano celebra a 23ª edição, que terá a participação de mais de mil atletas indígenas de cerca de 20 aldeias, que disputarão 11 modalidades. 

 

Arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal, zarabatana, corrida rústica 2 km, corrida de maraká, canoagem, natação, corrida com tora, futebol e o tão esperado cabo de guerra serão as atividades esportivas disputadas na competição, que visa celebrar, difundir e preservar as manifestações culturais indígenas e identificar novos talentos. 

O evento, apoiado pelo Governo da Bahia desde 2007, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), terá um investimento do Estado de R$ 209 mil e será realizado pelo Ãgwaré Instituto. 

 

Edson Araújo

Edson Araújo é jornalista DRT/ME - 006887/BA e desempenha a função de redator colaborador/correspondente do estado da Bahia para o Portal Notícias do Vale. Trabalha como Assessor de Comunicação, sendo redator e repórter. É comentarista e repórter do Programa Fala Povão e âncora do Jornal do Meio Dia, ambos transmitidos pela radiodifusora Tropical FM 93,1 que pertence ao grupo Rede Sul Bahia de Comunicação. Cursa História pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. É membro de dois centros de pesquisa, o Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural e da Temática Indígena - CEPITI vinculado à UNEB e o Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento – NETIR vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. Educador e jornalista apaixonado pelo poder de transformar vidas e a nossa sociedade através da educação e comunicação. Atualmente ministra aulas de Ciências, Geografia e História na educação básica na rede pública de ensino, sempre acreditando no poder transformador que o aprendizado proporciona. Pautando sempre o protagonismo do estudante onde trabalha à liberdade e a empatia, acreditando em um ensino de qualidade que formam indivíduos conscientes, capazes de ler o mundo e transformá-lo. Em uma sociedade tão dinâmica, em que a todo momento surgem novidades e novas demandas, a educação e a comunicação se faz fundamental para o desenvolvimento humano, já que diz respeito ao ato de formar cidadãos preparados para viver e acompanhar essas mudanças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo